Vale do Capão: belezas e encantos da Chapada Diamantina.

O povoado de Caeté-Açú, mais conhecido como Vale do Capão, encanta a todos que por aqui passam por suas belezas naturais, seus rios e cachoeiras, suas serras deslumbrantes e jardins naturais. Junte tudo isso a um vilarejo gostoso, ainda primitivo, povoado com pessoas alegres e receptivas, com suas comidas e petiscos famosos. E acrescente um clima perfeito, uma lareira à noite ou se quiser um contato maior com o povo da vila, um tradicional forró, onde nativos e visitantes numa mistura de cultura se unem em um só ritmo e celebram a felicidade de estar em um lugar tão mágico como o Vale do Capão, o coração da Chapada Diamantina.

O fim do ciclo do diamante e a queda dos preços do café mergulharam o vale numa longa recessão. Os anos 70 e 80 foram sinônimos de emigração para São Paulo à procura de trabalho e melhores condições de vida. A chegada, a partir do anos 80, de novos moradores oriundos da cidade a procura de uma vida natural (comida integral, experiência comunitária, cura natural, espiritualidade) foi um elemento decisivo na recuperação do crescimento local. Esses novos moradores trouxeram idéias e comportamentos novos e, aos poucos, a integração cultural e a cooperação entre eles e a população nativa mudou o rumo do Capão. As novas perspectivas trouxeram de volta os familiares exilados em São Paulo gerando um crescimento da população e novos empreendimentos.

A nova fase de desenvolvimento do Capão e da região se deve a perfeita adequação do quadro natural e humano ao ecoturismo atual. A ausência de grandes empreendimentos turísticos e o surgimento de unidades hoteleiras de pequeno e médio porte preservam o ambiente rural. O Vale atrai pessoas que procuram qualidade de vida e equilíbrio pessoal.

Os atrativos turísticos mais apreciados são os banhos de rio e as deslumbrantes imagens das serras que circundam o Vale. Além disso, os amantes da biologia têm neste lugar um verdadeiro paraíso. Dentre os animais, os de mais destaque são os pássaros, tanto pela variedade quanto pela quantidade. Para os que gostam da botânica, o Vale do Capão tem uma quantidade enorme de plantas no seu interior e plantas ainda mais exóticas nas serras.

Outro atrativo é o aspecto holístico do povo. Comunidades alternativas, tratamentos terapêuticos naturais desde massagens, leitura da íris, meditação, Ioga, cristais e produtos como sabão de argila, shampoo de ervas naturais e frutas orgânicas desidratadas. O Vale do Capão é o verdadeiro centro holístico da Bahia e o “turismo de cura” é uma área cada vez mais apreciada pelos visitantes.